Função

A vitamina B9 tem várias funções no metabolismo: é necessária para a produção de DNA e tem um papel importante no metabolismo dos aminoácidos (os constituintes das proteínas). O ácido fólico é essencial para um crescimento normal e para um ótimo funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Níveis adequados de ácido fólico são ainda importantes para reduzir o risco de anomalias na fase inicial do desenvolvimento embrionário, nomeadamente no cérebro e medula espinal – defeitos do tubo neural1. A ingestão de folato contribui para o normal metabolismo da homocisteína, para uma normal função psicológica, para o normal funcionamento do sistema imunitário, e para a redução do cansaço e da fadiga.

Quantidade diária

  • Adultos – 400 a 600 ug
  • Crianças até 9 anos – 150 a 300 ug
  • Crianças até 1 ano – 65 ug a 80 ug

Fontes Principais

O nome ácido fólico deriva do latim folium que significa folha, uma vez que esta vitamina está presente em grande quantidade nas folhas dos vegetais. Além dos vegetais de folha verde, podemos encontrar ácido fólico nos cogumelos, frutas, carne, fígado, peixe, ovos e laticínios

Sinais de Carência

A carência em vitamina B9 constitui um problema de saúde importante em muitas partes do mundo, particularmente nos países onde existe pobreza e má nutrição.

Esta carência é uma causa importante da anemia megaloblástica, uma doença na qual a medula óssea produz glóbulos vermelhos gigantes e imaturos. Os sintomas instalam-se progressivamente e dependem da gravidade da anemia mas podem incluir: fraqueza, falta de energia, mucosas pálidas, dificuldade de concentração, irritabilidade, palpitações, falta de ar, etc.