Os Superalimentos são um dos temas nutricionais do momento! Não existe fórum de saúde ou especialista em nutrição que não fale neles. Estima-se que a procura de alguns destes alimentos, como as sementes de chia ou as bagas de gogi tenham aumentado 500% nos últimos dois anos.

No entanto, o que são na realidade as Superfoods, e porque são tão úteis?

O termo Superalimento (“Superfood”) designa uma classe de alimentos que tem como característica possuir uma grande concentração de nutrientes ou vitaminas benéficos para a saúde. Embora o termo leve imediatamente a pensar em bagas e sementes de origem oriental, muitos destes alimentos funcionais são macro-alimentos como os Cogumelos ou Leguminosas Verdes, podendo ser facilmente incluídos na maioria dos pratos das refeições principais

Um dos motivos da popularidade deste alimentos reside nas suas propriedade curativas. Cada Superfood detém uma carga nutricional que poderá ter um impacto significativo para saúde, quando consumida com regularidade.

Selecionamos dez dos melhores Superalimentos para adicionar à sua saúde e melhorar a sua Saúde e Bem-Estar.

 


 

SPIRULINA OU BLUE-GREEN ALGAE

Se Procura: Pele Saudável, Cabelo e Unhas Fortes

Este Superalimento é ideal para complementar o seu pequeno-almoço ou sumo verde! A Spirulina é uma das fontes de proteína mais completas do mundo. Esta alga que pode ser comprada na maioria das lojas e espaços de alimentação biológica, fornece minerais essenciais, fitonutrientes e enzimas importantes para a regeneração celular.

 

CAMU CAMU

Se Procura: Purificar Sangue, Aumentar Imunidade e Vitalidade, Regenerar Tecidos

A Baga do Camu é uma ótima fonte de vitamina C, estimulando a imunidade e regeneração celular. Usualmente são compradas em bagas ou sob a forma de pó, podendo ser adicionadas facilmente a sobremesas ou sumos e batidos. Ele pode ajudar seu corpo a reconstruir o tecido, purificar o sangue, aumentar a imunidade e aumentar a energia.

 

COGUMELOS MEDICINAIS

Se Procura: Tratamento Cancro, Aumentar Imunidade, Rejuvenescer´

De origem usualmente oriental, entre eles destacam-se o Reishi, o Cordyceps ou o Shitake. Estes alimentos são ricos em polissacarídeos sendo ótimos tonificantes do sistema imunitário. Estudos científicos têm demonstrado inclusive a sua eficácia no tratamento de tumores malignos. Poderá adquiri-los inteiros, secos ou sob a forma de pó ou cápsulas, como complemento diário

 

Mel

Se Procura: Reforçar Imunidade, Regenerar Pele e Tecidos, Cortar nos Açucares

O Mel e o Pólen de Abelha têm níveis muito elevados de Vitamina B9 e todos os 21 aminoácidos essenciais, tornando este alimento uma das fontes de proteína mais completas. Para além de fonte de proteína, o mel e derivados são uma grande fonte de minerais, antioxidantes e probióticos. O seu sabor doce permite-o utilizar como adoçante natural, permitindo cortar os açúcares refinados ao mesmo tempo que obtém os máximos benefícios para a saúde com este alimento.

 

ALGA MARINHA

Se Procura: Prevenir Cancro, Hipertensão e Colesterol

 A maioria dos vegetais de origem marinha possui benefícios para a saúde tremendos. Eles contêm nutrientes que ajudam a depurar metais pesados e desintoxicar o corpo, ao mesmo tempo que fornecem minerais essenciais que previnem cancro e regulam o colesterol. As Algas são utilizadas regularmente na cozinha oriental, como a Japonesa ou a Tailandesa, adicionando a pratos de carne, massas ou ainda a sopas.

 

SEMENTES DE CÂNHAMO

Se Procura: Estimular Imunidade; Aumentar Rendimento Desportivo; Perder Peso

Adicionar estas sementes a um smoothie ou um iogurte é um verdadeiro reforço proteico. Este alimento contém 33% de pura proteína digestível, sendo ainda rica em aminoácidos e vitamina E. Outro aspeto essencial é que o seu gosto é relativamente neutro, podendo ser facilmente adicionado a muitos pratos ou sumos sem alterar em nada o sabor!

 

CACAU PURO

Se Procura: Diminuir stress e ansiedade, Revitalizar, Melhorar Sono

Eis o SuperAlimento que todos adoram comer! Para além de saboroso, o chocolate cru é a maior fonte de antioxidante disponível. Para além disso, ele estimula a produção de serotonina e endorfinas, equilibrando a química do cérebro e equilibrar o humor.

 

ABACATE

Se Procura: Prevenir Arterosclerose, Cancro, Diabetes

Este fantástico alimento é muitas vezes erradamente conotado pelo seu alto teor de gordura. Contudo, o abacate é repleto de gorduras saudáveis, monoinsaturadas. Estas gorduras, juntamneto com outros nutrientes como o ácido fólico, luteína, ajudam a proteger o seu corpo de doenças terminais como a diabetes e o cancro!

 

COUVE

Se Procura: Emagrecer, Prevenir Osteoporose, Prevenir Cancro e Doença Cardíaca

Legumes Verdes de Folha como a Couve fornecem mais nutrientes por caloria que qualquer outro alimento. Folhas Verdes Escuras são altamente ricas em fibra, cálcio e vitaminas, em maior quantidade que a grande maioria dos alimentos. Para maximizar os seus benefícios nutricionais consuma cruas ou ligeiramente cozinhadas ao vapor.

 

BAGAS DE GOJI

 Se Procura: Prevenir Envelhecimento, Anemia ou Cancro

Outro fruto extremamente benéfico para a saúde. As Bagas podem ser compradas secas, inteiras ou em pó. Elas são muito ricas em antioxidantes, ferro e vitaminas. São fáceis de consumir, como snack, com cacau cru ou adicionado a uma salada ou smoothie

Quer melhorar a sua saúde? Seguindo a máxima “somos o que comemos” utilize as suas refeições para otimizar os seus resultados!