Função

O magnésio tem um papel importante no transporte ativo de cálcio e potássio através das membranas celulares, essencial na condução dos impulsos nervosos, contração muscular e manutenção do ritmo cardíaco normal. É também necessário para o metabolismo do cálcio, vitamina C, fósforo, sódio e potássio.

A ingestão de magnésio contribui ainda para uma normal função psicológica, para a manutenção de ossos e dentes normais e para o processo de divisão celular.

 

Quantidade diária

  • Adultos – 310 mg a 400 mg
  • Crianças até 9 anos – 80 mg a 240 mg
  • Crianças até 1 ano – 30 mg a 80 mg

Fontes Principais

O magnésio está presente numa larga variedade de alimentos, quer sejam de origem vegetal, animal ou até em bebidas1.

Vegetais de folha verde como os espinafres, legumes, nozes, amêndoas, sementes e grãos integrais (arroz e milho) são boas fontes de magnésio. Bananas, damascos, abacates, ervilhas, feijão e leite também contêm este mineral.

 

Sinais de Carência

Alguns sinais de deficiência em magnésio incluem: perda de apetite, náuseas, vómitos, anorexia, apatia, confusão, fadiga, fraqueza, insónia, irritabilidade, perda de memória e espasmos musculares. Em alguns casos mais avançados pode ocorrer dormência e formigueiro, contrações musculares e cãibras, convulsões, alterações de personalidade e ritmo cardíaco alterado.

Em casos extremos pode ocorrer hipocalcémiabaixos níveis de cálcio no sangue ou hipocaliémia (uma vez que a homeostase fica alterada), contração muscular prolongada, delírio e alucinações.